UFPel utiliza método inovador para manejo de morcegos no campus

Foto: divulgação

A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) adotou um método inovador na América do Sul para a acolher os morcegos que ocupavam um prédio da instituição. Foi construído um novo espaço, com características de preferência dos animais, para que deixassem o estrutura que ocupavam. 

O projeto surgiu em meio à conclusão de uma obra no prédio do campus Capão do Leão. O local estava sendo ocupada por uma colônia de morcegos, e houve a retirada desses animais. Conforme saem à noite para se alimentar, são vedadas as entradas dos esconderijos, impossibilitando o retorno.  

Para oferecer um novo local para os morcegos, o  Instituto de Biologia da UFPel se baseou nas ”bathouses”, edificações adotadas em países do hemisfério norte para resolver a situação. O espaço é construído de madeira, escuro, úmido, fechado, mas com pequenas aberturas e protegido de perturbações, proporcionando condições ideais para que os animais escolham como abrigo.

A estrutura é toda construída pensando nas condições que os animais precisam para habitar. Nossa expectativa é de que, com o tempo, vivam naquele local, deixando o prédio da universidade e vivendo em melhores condições. Essa estrutura é bastante interessante porque evita um conflito entre os animais e os humanos — explica a professora de Ecologia Ana Maria Rui.

O sistema adotado pela UFPel é inspirado em uma construção da Universidade da Flórida. Um dos prédios da instituição americana também foi ocupado por uma colônia de morcegos após um incêndio. Para solucionar, a instituição criou o espaço para acolher os animais e, atualmente, recebe milhares de morcegos.

Segundo Ana, o projeto também permite estudar a espécie dos morcegos:

— Minha expectativa é que essa estrutura seja replicada em outros lugares do continente e torço que possamos evitar atos prejudiciais aos morcegos e também estudar o manejo da espécie em centros urbanos.

Fonte: gauchazh

COMPARTILHE
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email
COMENTÁRIOS

Seu e-mail não será publicado. Os comentários abaixo não representam a opinião do site Planet Vet. As mensagens são de responsabilidade de seus autores. Caso encontre algo errado faça uma denúncia através do formulário de contato.

PUBLICIDADE

+ SUPER CANAIS

Você tem alguma dica ou sugestão para o Planet Vet?

PUBLICIDADE
>