Raiva, entenda um pouco mais sobre esta doença

Foto: web

A mais grave de todas as zoonoses listadas até aqui, a raiva é uma infecção viral que ataca o sistema nervoso e pode causar a inflamação do cérebro, levando o indivíduo à morte bem rapidamente. A doença é transmitida ao seres humanos por mordida, lambida ou ferida feita pelo bichinho contaminado.

Até 2016, a OMS considerava controlada a infecção de animais domésticos em várias partes do mundo. A partir dessa data, porém, alguns casos foram registrados no Brasil (mais precisamente na região norte), levantando novamente a bandeira em direção dessa patologia tão severa.

Tratamento

Com um nível de mortalidade próximo de 100%, o tratamento da raiva ainda não é comprovado. Alguns pacientes se curaram pela vacinação preventiva logo que foram expostos ao vírus, outros, por terem sido submetidos a um protocolo cujo objetivo é induzir o coma para tratar a doença, a fim de evitar o óbito.

Prevenção

Nesse caso, manter a carteira de vacinação sempre em dia e evitar que os seus pets tenham contato com animais de rua e silvestres é a melhor maneira de prevenir o contágio da raiva.

COMPARTILHE
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email
COMENTÁRIOS

Seu e-mail não será publicado. Os comentários abaixo não representam a opinião do site Planet Vet. As mensagens são de responsabilidade de seus autores. Caso encontre algo errado faça uma denúncia através do formulário de contato.

PUBLICIDADE

+ SUPER CANAIS

Você tem alguma dica ou sugestão para o Planet Vet?

PUBLICIDADE
>