Por que os cachorros uivam? Entenda o comportamento e o significado dos uivos!

Foto: web

Um cachorro uivando não é algo raro de se ver, né? Muito pelo contrário, é bastante comum encontrar um doguinho uivando por aí!

Mas afinal, qual o motivo de uivarem? Qual é a explicação para esse comportamento?

Estudos apontam que os cachorros herdaram esse comportamento dos seus ancestrais. Diversas pesquisas realizadas com lobos apontam que o uivo é uma forma de comunicação na alcateia, assim como o latido é para os cães.

Raças de cachorros de caça ou que foram cruzadas com lobos, como husky siberiano e malamute do Alaska, são ainda mais propensas a desenvolver o hábito.

O instinto de uivar é uma forma que o cão encontra para se comunicar com outros cachorros à distância, pois quando está uivando, a sua potência vocal atinge um timbre bem mais alto. Dessa maneira, ele pode ser ouvido de longe por outros da mesma espécie.

Cachorro uivando ou latindo? Entenda a diferença

Pode parecer fácil, mas algumas pessoas ainda confundem um latido mais intenso com um suposto uivo. A maior diferença é que quando o cachorro está uivando, a vocalização atinge um volume bem mais alto e contínuo. É comum que o som passe uma sensação de tristeza ou angústia, que na maioria das vezes, é só uma impressão mesmo.

Para entender melhor o hábito que os cachorros têm de uivar, uma boa dica é perceber quais são os gatilhos que levam o seu cão a fazer isso. Ele uiva quando você sai de casa? Quando tem algum outro animal por perto? Observando esses fatores você será capaz de compreender a prática mais facilmente.

Diferentes significados do uivo: o que um cachorro uivando pode indicar?

Agora que você já entendeu que os cachorros uivam para se comunicar, resta a dúvida: o que eles querem dizer através do uivo? O que esses sons podem indicar? Confira alguns possíveis significados para o uivo do seu amigo peludo:

  • Presença de uma cadela no cio: quando uma fêmea está no cio, os cachorros machos conseguem sentir o cheiro no ar. Literalmente, ok? Quando isso acontece, é bem comum ouvir não apenas um, mas vários uivos próximos ao local. Isso é nada mais, nada menos que o instinto de reprodução dos cães dando as caras.
  • Alertar outros cachorros: a intenção pode ser alertar os outros animais sobre uma possível presa, proteger os filhotes ou até mesmo uma tentativa de reunir a matilha após a caça.
  • Chamar atenção do dono: o seu cachorro também pode estar querendo te mandar um recado! Se um intruso ou qualquer pessoa estranha para o cão entrar na sua casa, por exemplo, o dog pode usar a habilidade de uivar como uma forma de te avisar sobre a ameaça ao território. Ele também pode estar tentando te pedir alguma coisa, como comida e carinho.
  • Solidão: um cachorro uivando, muitas vezes, pode passar a impressão de sofrimento. Mas, na verdade, esse som pode significar apenas que o seu pet está lutando contra um momento de muito tédio. É bem comum ver cães que ficam sozinhos por muito tempo uivarem para extravasar a frustração ou a angústia de não ter ninguém por perto. Por isso, estimule o seu bichinho física e mentalmente!
  • Ansiedade da separação: sabe quando você sai de casa e consegue ouvir o seu cachorro uivando horrores pelo lado de fora? Então, isso pode significar que o seu cãozinho está sofrendo de ansiedade da separação. Outros sinais associados a essa condição são: lamber excessivamente as patas, parar de comer e destruir objetos pessoais do(a) dono(a).
  • Felicidade e animação: por outro lado, também é possível que os cachorrinhos uivem porque estão felizes demais. Esse sim é o tipo de som que todo tutor quer ouvir, né?!

Uivo de cachorro: verdade ou mito?

  • Quando o cachorro uiva, quer dizer que alguém vai morrer?

Não, gente! Esquece essa ideia. Já deu para perceber que o hábito está inteiramente ligado ao instinto do animal. Esse papo de que o uivo de um cachorro é um sinal de mau presságio ou algo do tipo é mais uma lenda da sabedoria popular.

  • O uivo do cachorro tem alguma coisa a ver com a lua?

Mais uma vez, não. Esse engano acontece, principalmente, por causa da clássica imagem de um lobo uivando em direção a lua. A explicação para isso é bem simples: lobos são animais noturnos, portanto, se comunicam principalmente durante a noite. A posição ou fase da lua não tem influência sobre essa prática! No caso dos cachorros, não é muito diferente. Os cãezinhos têm menos distrações a noite, o que torna o horário ideal para um bate-papo com os amigos, se é que vocês nos entendem.

Entretanto, vale ressaltar que alguns cachorros podem, sim, desenvolver uma relação esquisita com a lua. Não é impossível que cães tenham medo de objetos como balões, faróis e outras coisas redondas e brilhantes. Então, observe se não é esse o caso do seu pet! Vai que o bichinho criou uma implicância com a lua.

Cachorro uivando: é possível controlar e reduzir o hábito?

Embora o comportamento seja natural e até saudável, o barulho pode acabar incomodando os moradores da casa e os vizinhos. Para que o seu cachorro não uive exageradamente, algumas providências podem ser tomadas. Observe sempre a sua rotina e tente entender qual é o principal fator responsável pela prática. Se o dog estiver sentindo falta de atenção, por exemplo, você pode tentar passar mais tempo com ele. Para cada gatilho, existe uma solução diferente! Portanto, atenção e dedicação são o segredo do sucesso.

COMPARTILHE
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email
COMENTÁRIOS

Seu e-mail não será publicado. Os comentários abaixo não representam a opinião do site Planet Vet. As mensagens são de responsabilidade de seus autores. Caso encontre algo errado faça uma denúncia através do formulário de contato.

PUBLICIDADE

+ SUPER CANAIS

Você tem alguma dica ou sugestão para o Planet Vet?

PUBLICIDADE
>