Ouriço pigmeu africano, o Hedgehog e a Sindrome de Wobbly

O Hedgehog ou ouriço pigmeu africano é um pequeno animal, coberto por espinhos e que começou a se tornar popular como pet não convencional na década de 90 por causa do desenho animado e jogo de vídeo-game Sonic.

Estes pequenos e simpáticos mamíferos, onívoros e de hábito noturno apresentam uma grave condição clínica caracterizada pela paralisia progressiva ou mielopatia degenerativa, conhecida como “Sindrome de Wobbly”.

Os sinais clínicos mais frequentes são sintomas neurológicos que se agravam dia após dia, perda de peso e anorexia. O diagnóstico é feito por médicos veterinários, pois existem outras doenças e traumas que podem levar a sintomatologia clínica parecida.

Ainda não se sabe ao certo o que causa essa desordem. Algumas pesquisas recentes sugerem que a genética, consanguinidade e manejo nutricional incorreto podem levar esta espécie, principalmente com menos de dois anos de idade à apresentar a doença.

É importante salientar que a Sindrome de Wobbly não tem cura, mas alguns protocolos terapêuticos relatados recentemente, associados a fisioterapia e acupuntura têm retardado a progressão da desordem, proporcionando um pouco de qualidade de vida aos animais acometidos.

COMPARTILHE
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email
COMENTÁRIOS

Seu e-mail não será publicado. Os comentários abaixo não representam a opinião do site Planet Vet. As mensagens são de responsabilidade de seus autores. Caso encontre algo errado faça uma denúncia através do formulário de contato.

PUBLICIDADE

+ SUPER CANAIS

Você tem alguma dica ou sugestão para o Planet Vet?

PUBLICIDADE
>