Nova espécie é descoberta no Espirito Santo

Rivudiva inma, uma espécie de libélula descoberta na reserva Augusto Ruschi, em Santa Teresa, ES — Foto: Reprodução/Instagram INMA

Uma nova espécie foi descoberta na Reserva Biológica Augusto Ruschi, em Santa Teresa, no Espírito Santo. Trata-se da Rivudiva inma, uma ninfa de inseto que, popularmente, pode ser comparado a uma libélula. O animal foi encontrado apenas em áreas de cascalho de riachos na região da reserva biológica.

A descrição do animal, publicada recentemente em uma revista científica, é assinada pelo professor pesquisador do Departamento de Entomologia da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Frederico Salles.

“Eu já havia coletado esta espécie há muitos anos no Espírito Santo, mas acreditava que era uma espécie já conhecida e descrita por outros pesquisadores. Só depois de visitar uma instituição na Argentina e analisar um indivíduo da série-tipo depositado por lá é que me dei conta de que se tratava de uma nova espécie”, contou o professor e pesquisador sobre a descoberta do novo animal.

“As espécies, não importa a qual grupo pertençam, são a unidade básica e fundamental do que chamamos de biodiversidade. Apesar de muitas pessoas pensarem na conservação da biodiversidade como uma forma de protegermos as espécies ameaçadas ou os ecossistemas em detrimento do desenvolvimento da espécie humana, está claro para mim que a nossa qualidade de vida depende diretamente dessa conservação”, considerou.

COMPARTILHE
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email
COMENTÁRIOS

Seu e-mail não será publicado. Os comentários abaixo não representam a opinião do site Planet Vet. As mensagens são de responsabilidade de seus autores. Caso encontre algo errado faça uma denúncia através do formulário de contato.

>