Maine Coon – Características e curiosidades sobre o gato gigante

Foto: web

Podendo alcançar até um metro de comprimento, a raça Maine Coon entre as maiores raças de gatos domésticos do mundo. Não é à toa, por exemplo, que é chamado de gigante gentil.

Além disso, esses gatos são considerados os mais antigos gatos americanos de pelo longo. Apesar de ter uma origem desconhecida, acredita-se que ele tenha surgido do cruzamento de gatos europeus de pelo longo, com americanos de pelo curto.

O nome Maine Coon, inclusive, foi dado em homenagem ao estado norte-americano, onde a raça foi reconhecida oficialmente. Já no Brasil, entretanto, só há registro da raça nas últimas duas décadas.

História

O Maine Coon é considerado o único tipo de gato de pelo longo típico dos Estados Unidos. A princípio, ele teria sido introduzido na região por marinheiros que chegaram na região da Nova Inglaterra, vindos da Europa. Assim, os gatos que deixavam o navio, seja para um passeio ou para fugir, passaram a cruzar com os animais locais e criaram a nova raça.

Em 1895, a raça passou a ser destaque em concursos de beleza, quando um Maine Coon levou o prêmio de melhor gato. O animal rajado chamado Leo continuou faturando prêmios até 1900 e só foi derrotado por um de seus filhotes. Confira também dicas e opções de nomes para gatos.

Logo após esse pico de popularidade, os americanos passaram a se interessar pelo gato Persa. Sendo assim, o Maine Coon passou a ser o segundo gato preferido no país. Recentemente, no entanto, ele voltou a ser reconhecido como o Gato da América.

Foto: web

Comportamento

Além do tamanho de destaque, esses gatos estão entre os mais inteligentes do mundo. Isso porque são independentes e conseguem se adaptar bem a novos ambientes e têm facilidade para aprender truques. Além disso, são hábeis e conseguem caçar com eficiência. São capazes de utilizar as patas para pegar alimentos e, com algum esforço, até mesmo abrir portas.

Esses gatos são sociáveis, companheiros, tranquilos e gentis. Dessa maneira, são apegados a seus humanos e se relacionam bem com crianças. Ainda que não gostem muito de colo, são devotos à família e extremamente companheiros. Por outro lado, eles procuram evitar o contato com estranhos.

Saúde e Características

Um gato da raça Maine Coon pode viver de 9 a 15 anos, em média.

Ainda que sejam saudáveis e atléticos, podem apresentar problemas como cardiomiopatia hipertrófica e doenças renais.

A maioria dos problemas ligados à raça são causados por conta de seu tamanho incomum. Como podem alcançar um metro de comprimento e 41 cm de altura, chegam a sofrer com isso. A principal condição entre esses gatos é a displasia coxofemoral, que ocorre no quadril. A condição pode gerar claudicação dolorosa e até mesmo artrite. É um problema, inclusive, típico de animais de grande porte, como cães de porte grande.

A atrofia muscular espinhal, um problema genético, também é recorrente em gatos dessa raça. Essa doença atinge músculos esqueléticos e pode comprometer a movimentação dos animais.

Entre os cuidados essenciais é preciso ficar ligado nas condições da pelagem, uma vez que ela é densa e longa. Sendo assim, é fundamental que ele seja escovado diariamente, a fim de evitar o acúmulo de nós. Para tomar banho, não há problema. Os Maine Coon adoram água e, inclusive, gostam de brincar com ela como forma de entretenimento.

Fonte: R7

COMPARTILHE
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email
COMENTÁRIOS

Seu e-mail não será publicado. Os comentários abaixo não representam a opinião do site Planet Vet. As mensagens são de responsabilidade de seus autores. Caso encontre algo errado faça uma denúncia através do formulário de contato.

PUBLICIDADE

+ SUPER CANAIS

Você tem alguma dica ou sugestão para o Planet Vet?

PUBLICIDADE
>