Giardíase. Você conhece este protozoário que pode afetar seu pet e sua família?

Foto: web

Entre as principais verminoses transmitidas por animais domésticos está a giardíase, causada pelo protozoário Giardia spp.

Seu contágio acontece tanto do animal doméstico para o homem e vice-versa, e é desencadeado pela ingestão de alimentos ou água contaminada pelos oocistos (também conhecidos como ovos) do protozoário. Esses cistos também podem ser encontrados na pelagem dos animais, pois os mesmos têm o hábito de se lamberem e rolarem no chão. É um protozoário oportunista e que pode permanecer assintomático por longos períodos.

Tratamento:

O tratamento é longo, pois em muitos casos a medicação é incapaz de combater a doença na primeira tentativa. Além disso, o risco de recontaminação é grande. Por isso, é indispensável o diagnóstico preciso, feito a partir do exame clínico e exames complementares como o de fezes. Além da terapia de suporte que deve ser estabelecida dependendo do quadro de cada animal, o médico veterinário irá estabelecer o tratamento com antiparasitários e muitas vezes associados com antibióticos mais adequados para seu melhor amigo.

Prevenção:

As medidas de prevenção também são de suma importância para cuidar dos bichinhos. Entre elas, temos:

  • Higienização do ambiente em que o animal de estimação fica e se alimenta. São utilizados produtos à base de amônia quaternária;
  • Cuidado no momento de retirar as fezes;
  • Vermifugação regular do pet;
  • Higienização das mãos sempre que interagir com seu amigo de quatro patas;
  • Evitar que animais diagnosticados subam em sofás e camas de seus tutores.

COMPARTILHE
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email
COMENTÁRIOS

Seu e-mail não será publicado. Os comentários abaixo não representam a opinião do site Planet Vet. As mensagens são de responsabilidade de seus autores. Caso encontre algo errado faça uma denúncia através do formulário de contato.

PUBLICIDADE

+ SUPER CANAIS

Você tem alguma dica ou sugestão para o Planet Vet?

PUBLICIDADE
>