Cobra-cega: a cobra que não é uma cobra!

Foto: web

Muitas pessoas já viram ou ao menos ouviram falar da cobra-cega, também conhecida como cecília. Existem muitos mitos sobre esta espécie que começaremos a desvendar logo abaixo.

Primeiro que as cobras-cegas não são cobras. Isto mesmo. Elas fazem parte da classe dos anfíbios, não dos répteis. São parentes dos sapos, rãs, pererecas e salamandras. Existem cerca de 183 espécies catalogadas no mundo, sendo que 27 se encontram no Brasil.

Outro mito é que elas são venenosas. Existe um conto popular que diz que uma picada deste animal, pode matar até quatro pessoas. Pois bem, fiquem tranquilos, elas são inofensivas.

Ah, elas também não são cegas. Seus pequenos olhos são fotorreceptores, isto é, conseguem identificar a luz do ambiente.

Tem hábitos subterrâneos, gostam de florestas úmidas, mas se adaptaram bem as alterações causadas pelos homens, vivendo em jardins, pastagens, hortas e outros ambientes urbano-rurais.

Se alimentam de formigas, cupins, minhocas e insetos em geral. Uma curiosidade bem legal destes animais, é que os filhotes se alimentam da pele (epiderme) da mãe que é rica em gordura e também de uma secreção cloacal.

São animais importantes para o equilíbrio dos ecossistemas, portanto não mate e lembre-se que maltratar animais silvestres é crime!

COMPARTILHE
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email
COMENTÁRIOS

Seu e-mail não será publicado. Os comentários abaixo não representam a opinião do site Planet Vet. As mensagens são de responsabilidade de seus autores. Caso encontre algo errado faça uma denúncia através do formulário de contato.

>