Brasil, o maior consumidor mundial de tubarão! Entenda

Foto: web

Por ano, cerca de 45 mil toneladas de carne de elasmobrânquios (grupo que inclui os tubarões e as raias) são consumidas pelos brasileiros, carne esta conhecida popularmente como cação. O Brasil e o México são os únicos países que os consomem, pois possuem uma grande deficiência em órgãos de vigilância sanitária e sem manejo pesqueiro adequado.

O cação é adquirido a partir dos navios internacionais que os pescam para o mercado asiático de nadadeiras. Como é proibido que as carcaças sejam jogadas ao mar, encontraram nestes países (Brasil e México) um mercado ótimo para um produto que nenhum outro país deseja. Esta rejeição ocorre porque como o tubarão é topo da cadeia alimentar, ocorre bioacumulação de metais pesados em seu organismo que podem causar até danos cerebrais em quem consumir muito este tipo de produto.

Se você achar estranho nunca ter lido no rótulo sobre estar comprando tubarão, é porque a responsável no país pela regulamentação da rotulagem de alimentos embalados, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) afirma não existir regra específica para a designação de produtos de origem animal nas embalagens, competência que seria do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Portanto, o uso do termo cação, quando realizado de acordo com o previsto na regulamentação do MAPA, não contraria o disposto na legislação sanitária brasileira.

COMPARTILHE
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email
COMENTÁRIOS

Seu e-mail não será publicado. Os comentários abaixo não representam a opinião do site Planet Vet. As mensagens são de responsabilidade de seus autores. Caso encontre algo errado faça uma denúncia através do formulário de contato.

PUBLICIDADE

+ SUPER CANAIS

Você tem alguma dica ou sugestão para o Planet Vet?

PUBLICIDADE
>