Projeto fotográfico registra as personalidades adoráveis de cães que vivem em abrigo

O fotógrafo Richard Phibbs conheceu a cachorra Cosita na Humane Society de Nova York (EUA), uma ONG que abriga e cuida de animais abandonados. Cosita foi abandonada na época e o abrigo era provavelmente o local mais seguro em que ela já esteve. Ela foi encontrada amarrada em uma árvore no México e, quando resgatada, Cosita estava doente, mas uma equipe dedicada lhe ofereceu cuidados até que ficasse completamente saudável.

A história de Cosita não é de uma tragédia, mas de redenção, já que depois que Richard Phibbs tirou sua foto ela foi adotada e levada para um lar em Upper East Side, em Manhattan.

Richard Phibbs

Richard Phibbs

O projeto de Phibbs, “Rescue Me”, foi publicado pela Aperture – uma editora e centro fotográfico sem fins lucrativos – e é um livro de fotografias que mostra cachorros em abrigos e as pessoas que os resgataram. O fotógrafo é um voluntário na HSNY e presenciou casos de abuso, negligência e abandono, mas, por causa disso, também conheceu o espírito resiliente que vibra dentro de cada cão resgatado.

O amor e empatia de Phibbs pelos animais é visível em todas as fotos de Rescue Me. Inclusive, o cachorro Finn o conquistou tanto que ele acabou adotando-o.

Richard Phibbs

Richard Phibbs

O livro é composto por algumas das mais belas fotos do artista, junto com as histórias de cada cão. Alguns deles encontraram lares, outros ainda estão esperando. A Humane Society não pratica a morte induzida em cães saudáveis, mesmo que a adoção deles demore. Alguns esperam anos até encontrarem a pessoa certa.

Richard Phibbs

Richard Phibbs

Rescue Me é certamente sobre cachorros, mas é também sobre pessoas. Maus-tratos a animais e negligência são sinais dolorosos de como os seres humanos erraram com as outras espécies. Porém, o movimento para melhorar o bem-estar animal e incentivar as adoções ao invés do comércio é uma luz de esperança. Talvez possamos a reaprender como ser pessoas através dos animais.

Richard Phibbs

Richard Phibbs

Richard Phibbs

Richard Phibbs

O projeto é para todos os cachorros que foram resgatados e, além disso, para todos que experimentaram a bondade. A dedicatória do livro diz: “Dedicado a todos os cães de abrigos nesse planeta que nunca tiveram uma chance”.

, , , ,