Pássaros são mortos para produção de joias

Os pombos existem de todas as formas, tamanhos e plumagens. Alguns têm penas brilhantes, outros nos lembram dias cinzentos de chuva.

E outros simplesmente decidem se enrolar em todas as cores do universo, como o pombo Nicobar.

Por baixo das penas coloridas, o pombo Nicobar – também conhecido como Caloenas nicobarica – é essencialmente um pombo. Porém, ele vem de uma cadeia de ilhas na América do Sul, chamada Nicobar. E, diferente dos pombos típicos, a história do Nicobar é muito mais ilustre.

Especialistas afirmam que esse pombo é o parente mais próximo do dodô, um animal que foi extinto na metade do século 17 por ter sido excessivamente caçado por humanos.

Reprodução / The Dodo

Reprodução / The Dodo

O Nicobar parece ter uma constante expressão rabugenta, e isso pode ser justificado. De acordo com o The Dodo, a espécie está na lista vermelha da International Union for Conservation of Nature, na categoria de quase ameaçado de extinção.

A organização lista diversas ameaças. Os pássaros são caçados para serem comidos por humanos ou mandados para o tráfico de animais  considerados exóticos. Pior ainda, muitas pessoas estão tirando essas lindas aves da natureza para usar suas moelas na confecção de jóias.

A IUCN ainda não tem um número exato da população do Nicobar, mas já é confirmado que esses pássaros estão em escassez.

É lamentável que as pessoas não consigam admirar esses lindos animais de longe e tenham a necessidade de explorá-los por simples vaidade.

 

Fonte: Anda

, , ,