Onça entra em prédio do Itamaraty, em Brasília, após incêndio em mata próxima

Uma onça de porte médio entrou em um prédio do Palácio do Itamaraty, no centro de Brasília, na noite de ontem (21). A Polícia Militar afirma que as imagens das câmeras de segurança confirmaram que a onça andou pela área interna de um dos anexos, na Esplanada dos Ministérios. As imagens não foram divulgadas.

Equipes da PM Ambiental fizeram buscas na garagem do prédio e na área externa até as 23h.

PM Ambiental vasculha anexo do Itamaraty à procura da onça (Foto: Diogo André/TV Globo)

O comandante do grupamento ambiental, ao analisar as imagens, suspeitou que se tratava de uma onça pintada ou preta, de porte médio e cerca de 60 kg.  A onça rondou uma área localizada atrás do anexo II do Itamaraty, prédio conhecido como “Bolo de Noiva” devido ao formato arredondado.

A PM foi acionada por volta das 21h30, mas chegou ao local apenas 40 min depois, já que atendia uma ocorrência em São Sebastião, a 23 km de distância. Quando os militares chegaram ao Itamaraty, a onça já não estava ao alcance das imagens das câmeras de segurança.

Incêndio na região

Uma área de mata próxima ao Itamaraty, entre a Esplanada dos Ministérios e a Vila Planalto, foi atingida por um incêndio no início da noite de ontem (21). Funcionários da pasta federal suspeitam que a onça tenha entrado no prédio do Itamaraty após se assustar com o fogo e fugir em direção a região central de Brasília.

O Corpo de Bombeiros afirma que as chamas atingiram uma área de 4 mil metros quadrados, em  local próximo ao Palácio do Planalto, que fica a poucos metros do Itamaraty, do outro lado da Esplanada. Não houve registro de feridos.

 A PM, em entrevista ao G1, explicou que existe uma “rota de fuga natural” que sai dos anexos do Ministério de Relações Exteriores e segue em direção a uma área verde. Caso a onça siga nessa direção, as buscas serão encerradas sem necessidade de resgate
Fonte: Anda
, ,