Obama cria maior reserva marinha do mundo

Barack Obama criou a maior área de proteção marinha do mundo ao expandir uma reserva marítima localizada na costa do Havaí, o que marca mais uma conquista no legado de conservação do presidente dos Estados Unidos.

A iniciativa quadruplica o tamanho do Monumento Nacional Marinho Papahanaumokuakea, que foi originalmente designado por George W Bush em 2006 e foi declarado Patrimônio Mundial da Humanidade em 2010.

O monumento, que agora representa o dobro do tamanho do Texas, estende-se para fora das ilhas havaianas do noroeste. A área protegida é agora maior do que a maior reserva marinha anterior situada em torno das Ilhas Pitcairn e anunciada pelo Reino Unido no ano passado.

Ambientalistas já pediam por uma expansão do monumento após uma pesquisa recente descobrir novas espécies na área e acarretar preocupações com o ecossistema devido ao impacto da acidificação dos oceanos e do declínio de corais impulsionado pelas mudanças climáticas.

A Casa Branca disse que a decisão irá fornecer “proteções críticas” para mais de sete mil espécies marinhas, um quarto delas não encontradas em nenhum outro lugar do planeta Terra. A área é habitada por baleias, tartarugas marinhas, atum albacora e atum patudo.

“Esta é uma das ações mais importantes de um presidente norte-americano para a saúde dos oceanos”, disse Brian Schatz, um senador democrata do Havaí.

“A expansão de Papahanaumokuakea irá repor as populações de animais, promover a biodiversidade, combater as alterações climáticas e dar mais voz aos nativos havaianos na gestão deste recurso”, completou.

A expansão da reserva tem sido debatida há algum tempo e deve ser anunciada no Congresso Mundial de Conservação, que ocorre nesta semana no Havaí, segundo o The Guardian.

O Monumento Papahanaumokuakea abriga uma série de tesouros, incluindo focas havaianas ameaçadas, aves marinhas e o pato Laysan, que é mais ameaçado do mundo de sua espécie. A região inclui seis grandes vulcões submarinos, um de quase 14 mil pés de altura.

, , ,