Lei em vigor em São Paulo pune quem maltratar animais domésticos

A partir de agora no estado de São Paulo é lei: qualquer pessoa que cometer maus-tratos contra animais domésticos que estejam sob seus cuidados perde a guarda do animal agredido ou de qualquer outro. É só volta a ter direito a adotar depois de cinco anos. Em breve o cidadão vai poder fazer denúncias contra os agressores sem sair de casa, registrando boletim de ocorrência em uma delegacia eletrônica criada exclusivamente para proteger os animais.

As ONGs que atuam na defesa dos animais em Campinas recebem todos os dias, em média, cinco denúncias de maus-tratos. Em um sitio, há 2.500 cães e gatos que foram abandonados ou agredidos pelos seus tutores. Muitos ficaram com sequelas da violência para sempre. Os que tem melhor sorte ganham uma outra oportunidade numa feira de adoção.

Em nota, a Secretaria da Segurança Pública do estado de São Paulo informou que a Delegacia Eletrônica de Proteção Animal começa a funcionar em dois meses. Enquanto isso, as denúncias de maus-tratos podem ser feitas em qualquer delegacia do estado.

Fonte: Jornal Hoje

, , ,