Jacaré de 2 metros é resgatado em área de seca no Ceará

Um jacaré-do-papo-amarelo, que está na lista dos animais que correm risco de extinção, foi resgatado na zona rural de Quixeramobim, Sertão Central do Ceará. O réptil, de cerca de 2 metros, foi resgatado na terça-feira (13) por uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar em uma propriedade particular a 25 quilômetros da sede do município.

Os proprietários de uma fazenda na região, após perceberem que os patos da propriedade estavam sumindo, pediram ajuda à unidade dos Bombeiros da cidade. Ao lado da propriedade, há uma unidade de conservação particular, situada próxima às margens do Rio Quixeramobim.

O comandante dos Bombeiros da Área Integrada de Segurança 15, major Landim, avalia que, devido à seca, o jacaré devia estar em busca de alimento, já que as áreas alagadas próximas ao local onde o animal foi encontrado estão bem secas. Seis militares participaram da ação de resgate do réptil.

O réptil foi resgatado com auxílio de um cambão, ferramenta utilizada para imobilizar a boca do animal e facilitar o controle do animal. O jacaré-do-papo-amarelo, que faz parte da lista de animais em extinção no Brasil, foi solto em uma área de proteção ambiental no município.

Resgate
Para solicitar serviço de salvamento, resgate de animais silvestres do Corpo de Bombeiros, o telefone de contato é o 193. A orientação é que a população não tente imobilizar o animal antes da chegadas dos bombeiros, preserve o local onde o animal estiver e não utilize ferramentas inapropriadas que possam machucar o animal.

Fonte: G1

, , ,