Filhote de baleia é resgatado de rede de proteção na Austrália

Os encontros de tubarões com banhistas são problema recorrente em algumas praias australianas, tanto que diversas cidades instalam redes de proteção, para impedir a aproximação dos animais da faixa litorânea. Mas a medida provoca efeitos colaterais indesejados para as populações marinhas. No último sábado, um filhote de baleia jubarte ficou preso em uma dessas redes, e só foi salvo pela ação de ativistas.

Um vídeo divulgado mostra o apoio do órgão governamental Queensland Boating and Fisheries Patrol, resgatando o filhote de aproximadamente quatro metros de comprimento, que ficou preso numa rede de proteção instalada numa praia em Coolangatta, na cidade de Gold Coast.

O vídeo mostra que a mãe ficou todo o tempo ao lado do filhote, mas incapaz de libertar sua cria das malhas. De acordo com Mark Saul, porta-voz do Queensland Boating and Fisheries Patrol, os animais se mantiveram calmos, o que agilizou o resgate.

“As duas baleias estavam muito calmas. A mãe apenas empurrava a rede para ajudar a manter o filhote na superfície, o que ela fez muito bem”, disse Saul, em entrevista à emissora local ABC. — Após alguns cortes (na malha), elas nadaram juntas para longe em direção ao sul, com boa saúde e condições.

Fonte: O Globo

, , , ,