Cão adotado por salva vidas agora surfa em competições

Famoso por surfar em Santos, litoral paulista, Parafina agora conhece as águas da Califórnia, onde vai disputar um campeonato esse domingo (25).

O cão está nos Estados Unidos com o tutor, Augusto Martins, com quem também divide as ondas.

Em busca do título para o Brasil, Parafina vai participar de duas categorias no 8º Surf City Surf Dog –uma delas sozinho. “Em uma das categorias eu só auxilio na onda, e na outra ele vai comigo [em prancha de stand up paddle]”, disse Martins ao Bom Pra Cachorro.

Tudo começou há cerca de sete anos, quando, assustado com os fogos de um Réveillon, o cachorro buscou refúgio na escola de surfe de Picuruta Salazar e por ali ficou.

“Ele ficava na praia o dia inteiro, e quando não tinha onda saía para nadar com o grupo de salvamento. Até que um dia resolveram colocar ele em cima de uma prancha”, diz Salazar.

 Augusto Martins/Arquivo Pessoal

Augusto Martins/Arquivo Pessoal

Segundo ele, quando não levavam Parafina para o mar, “ele ficava emburrado” e acabava seguindo alguém que entrava na água.

Há cerca de três anos, Martins, que é instrutor na escola de surfe, foi ‘adotado’ por Parafina, e o cão ganhou nova casa.

Este é o primeiro campeonato que Parafina participa fora do país. De acordo com Salazar, ele já esteve em uma competição em Santos, uma espécie de “confraternização”.

“Ele tem muita chance [nos EUA]. O Parafina vai pra água todo dia, treina com o Augusto [Martins]”, diz.

Além dele, o país também terá como representante na competição o labrador Bono, do Rio, bicampeão mundial, ao lado do tutor, Ivan Moreira.

Fonte: Bom Pra Cachorro / Folha

, , , ,