Baleia morta é encontrada em praia de Itanhaém (SP)

Uma baleia-comum foi encontrada morta na praia do Suarão em Itanhaém, no litoral de São Paulo. Ela já estava em estado de decomposição e alguns exames poderão apontar a causa da morte.

O morador e biólogo Enriko Eterovic conta que a carcaça do animal estava no mar durante a tarde e, depois, encalhou na praia. “Ela já se encontrava morta na arrebentação. Ela apareceu na praia no início da noite”, conta ele.

Uma equipe da ONG Biopesca, que integra o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) foi na praia, na manhã desta quarta-feira (28), para analisar a carcaça da baleia.

Segundo os especialistas, o animal era um macho da espécie baleia-comum ou fin (Balaenoptera physalus), de aproximadamente 8,5 metros, e já encontrava-se em adiantado grau de decomposição. A necropsia foi realizada a fim de colher amostras para análises laboratoriais. Em função do estado de decomposição da baleia, não foi possível identificar a causa da morte que, possivelmente, poderá ser indicada pelos exames de laboratório.

A operação foi executada em parceria com a Prefeitura Municipal de Itanhaém, que providenciou a remoção e o descarte adequado da carcaça no início da manhã de quarta-feira.

A população pode colaborar, acionando o PMP-BS ao encontrar animais marinhos vivos debilitados ou mortos nas praias pelos números de telefone 0800-642-3341.

Fonte: G1

, ,