Acupuntura veterinária melhora a qualidade e a expectativa de vida dos animais

A presença dos animais de estimação na vida das pessoas se tornou essencial, mas infelizmente eles não costumam viver por mais de 20 anos, deixando a família com um vazio. Ainda não se descobriu um tratamento que aumente drasticamente a expectativa de vida, mas já se sabe que algumas medidas são bastante eficazes por melhorar a saúde deles. Uma delas é a acupuntura veterinária, procedimento muito parecido com o aplicado nos humanos.

Com poucas restrições e muitas vantagens, a acupuntura veterinária é muito indicada para animais idosos, mas benéfica para os de todas as idades. Feita por meio de agulhas que puncionam determinados pontos do organismo, ela reestabelece o equilíbrio e trata desde dores até doenças. Sem problemas nos ossos, músculos ou articulações a qualidade de vida melhora muito e junto com ela a longevidade do animal.

Mas a acupuntura funciona mesmo em animais?

O resultado é melhor do que muitos imaginam. Existem relatos de melhora de animais que não andavam, indicados com menos de 1% de chances de recuperação e que não só melhoraram os níveis de dor, como também recuperaram quase 100% das funções motoras.

Indicação da acupuntura veterinária

Esse tratamento é indicado para diversos tipos de problemas e de doenças e deve ser feito sempre de acordo com resultados de exames ou indicações profissionais. Alguns dos principais são:

A acupuntura veterinária é feita principalmente em cães e gatos
Reprodução Pinterest

A acupuntura veterinária é feita principalmente em cães e gatos

– Doenças musculares;

– Doenças de estrutura óssea (displasia coxofemoral, artrose, artrite e hérnia);

– Doenças do sistema gastrointestinal (como diarreia e gastrite);

– Problemas reprodutivos;

– Doenças respiratórias, como asma;

– Doenças neurológicas, como paralisia e convulsões;

– Problemas endócrinos;

– Recuperação pós-cirúrgica;

– Tratamento de câncer;

– Doenças urogenitais;

– Problemas de visão;

– Viroses.

As vantagens da acupuntura

Esse procedimento é pouco invasivo e muito eficaz, principalmente se acompanhado por outros tipos de tratamentos como remédios homeopáticos ou até os alopáticos. Não importa a raça, o porte, a idade ou mesmo se o cão é macho ou fêmea. Outra coisa importante de lembrar é que o procedimento não é dolorido e não oferece efeitos colaterais, além de não possuir contraindicações.

A acupuntura veterinária alivia as dores mais fortes que um cão ou um gato, por exemplo, podem ter. Pode ser uma forma de cuidar do animal evitando que ele sofra mais do que as consequências do problema de saúde.

, , , , ,