27 de outubro: Dia Internacional do Gato Preto

Bóris – De porte grande, parece uma pantera. Mas, apesar do tamanho, é pacífico e tranquilo, se dá bem com todo mundo e adora ganhar carinho.

No dia 27 de outubro é celebrado, em todo o mundo, o Dia do Gato Preto. A data, comemorada pouco antes do Dia das Bruxas, surgiu para destacar a beleza desses felinos de pelo sedoso e lutar contra o preconceito que eles sofrem por sua cor, em especial nessa época do ano.

Cairo - Seu principal diferencial é que, apesar do pelo todo preto, ele tem bigodes brancos. Amoroso e de temperamento fácil.

Cairo – Seu principal diferencial é que, apesar do pelo todo preto, ele tem bigodes brancos. Amoroso e de temperamento fácil.

Os gatos pretos foram, ao longo da história, os mais perseguidos. Na Idade Média, eram associados a forças do mal e muitas vezes foram queimados em fogueiras com as bruxas. Até hoje há quem acredite que eles trazem azar a quem cruzar seu caminho. Essa má fama tem consequências ruins para esses felinos, que acabam até sofrendo extrema violência em épocas como o Halloween ou dias próximos a sextas-feiras 13.

Cravo e Petúnia - Resgatados juntos de uma situação ruim, tornaram-se inseparáveis por isso só podem ser adotados juntos. Ela é mais extrovertida enquanto ele faz o tipo quietão, e juntos gostam de ficar tranquilos vendo o movimento pela janela.

Cravo e Petúnia – Resgatados juntos de uma situação ruim, tornaram-se inseparáveis por isso só podem ser adotados juntos. Ela é mais extrovertida enquanto ele faz o tipo quietão, e juntos gostam de ficar tranquilos vendo o movimento pela janela.

Além disso, esses gatos são, muitas vezes, os menos desejados para adoção e os que esperam por mais tempo para serem doados. As ONGS estão cheias de gatos pretos, muitos deles esperando há anos por uma família! Na ONG MundoGato, de São Paulo, há gatos pretos de todos os tipos e tamanhos e alguns deles esperam há mais de um ano por seu final feliz. Além da cor do pelo, eles têm em comum a personalidade carinhosa e sociável – do simpático Bóris, uma pantera de um ano cheio de garbo e elegância, ao Cairo, um docinho pronto para ser levado para casa.

Margarida - Gatinha pequena e doce, tem um miado fininho que é só dela. É boazinha e carinhosa, gosta de colo e atenção.

Margarida – Gatinha pequena e doce, tem um miado fininho que é só dela. É boazinha e carinhosa, gosta de colo e atenção.

 

Roma - Pretinha meiga e dengosa, de olhar inocente, é discreta e gosta de ficar tranquila no seu canto.

Roma – Pretinha meiga e dengosa, de olhar inocente, é discreta e gosta de ficar tranquila no seu canto.

 

Thelma - Jovem, essa pretinha tem menos de um ano. Seu pelo é longo, brilhante e sedoso.

Thelma – Jovem, essa pretinha tem menos de um ano. Seu pelo é longo, brilhante e sedoso.

 

, , ,