PlaneTVet

Friday, Aug 29th

Last update12:53:16 PM

Gavião ameaçado no sudeste leva tiro e tem asa amputada

 

"Acauã, Acauã vive cantando, durante o tempo do verão. No silêncio das tardes agoirando, chamando a seca pro sertão, chamando a seca pro sertão". É assim que começa a canção do mestre Luiz Gonzaga sobre um animal que está quase extinto nas regiões sul e sudeste e é mais encontrado no nordeste e norte.

O falcão Acauã como é conhecido, é uma magnífica ave de rapina com um canto peculiar e melancólico que como diz a música do cantor e compositor nordestino, quando se ouve o canto do Acauã é sinal que a seca vai se prolongar no sertão. Este mito, muitas vezes é levado a sério, fazendo que este animal seja muitas vezes odiado por sertanejos.

O Acauã é conhecido também por ser um exímio predador de serpentes, inclusive as peçonhentas. Com sua máscara característica é uma das mais belas aves de rapina do Brasil.

Nesta sexta-feira 22/07/2011 o médico veterinário Diogo Siqueira do PlaneTVet foi até a Polícia Militar Ambiental da cidade de Campinas onde foi deixado um falcão Acauã adulto bastante debilitado. Durante exame clínico foi constatada uma fratura exposta na asa esquerda e retirado um chumbinho de uma arma de pressão. O animal por estar debilitado passou por um processo de estabilização para poder passar por cirurgia de amputação, já que articulação foi destruída e não houve possibilidade de reparo. O médico veterinário Leonardo Ferrão do PlaneTVet acompanhou a cirugia feita pelo médico veterinário Fábio Góes, cirurgião de animais silvestres.

A cirurgia foi realizada com sucesso e em breve este animal estará recuperado em um recinto na reserva Arurá no município de Holambra onde irá servir como fonte de educação ambiental. Atirar e mau tratar animais, sejam silvestres ou não é crime e pode dar cadeia.

Fonte: Planetvet

PlaneTVet na rede

Sobre Nós

O PlaneTVet é o maior portal áudio-visual de meio ambiente e animais do Brasil. Um espaço de educação ambiental rico em informação, conteúdo diferenciado, com programas semanais, reportagens e notícias. Conteúdo de credibilidade transmitido de forma massificada para profissionais das áreas afins e para população em geral.

Fale Conosco

Você está aqui: Home Notícias Notícias Gerais Cão é gênio em matemática