PlaneTVet

Wednesday, Apr 23rd

Last update12:53:16 PM

Surucucu-pico-de-jaca (Lachesis muta rhombeata)

 

Reino: Animalia

Filo: Chordata

Classe: Reptilia

Ordem: Squamata

Família: Viperidae

Gênero: Lachesis

Espécie/nome científico: Lachesis muta rhombeata

Nome popular: Surucucu-pico-de-jaca, surucucu

Alimentação: Alimenta-se de pequenos roedores

Reprodução: Única viperídea das américas que coloca ovos até 16, com tempo de incubação de 2 meses.

Tamanho: É a maior viperídea do mundo e a maior serpente peçonhenta das américas, podendo atingir até 4,5 m de comprimento, sendo comum animais de 2 m.

Habitat: Floresta Atlântica e florestas preservadas e úmidas. Do Rio de janeiro até o Ceará. Vivem na mata densa, e úmida, em tocas de pedra ou em galerias de animais silvestres.

Características: Possuem um colorido e fundo de tons amarelado ou alaranjado, sobreposto por losangos pretos na região dorsal. Possui escamas dorsais fortemente quiladas e eriçadas, lembrando "picos de jaca", dai seu nome popular.

Curiosidades: Suas presas ultrapassam 2 cm de comprimento, seu bote pode ultrapassar 2m de extensão e no mínimo 1m de altura. Seu veneno é bem menos ativo do que o veneno da jararaca. Tem a cauda terminando com um espinho.
Ameaçada de extinção devido ao desmatamento, morte pelos caçadores e pessoas que transitam por áreas florestadas da mata atlântica.

Fonte:

  • http://riodejaneiroambiental.blogspot.com/2009/09/lachesis-muta-rhombeata-surucucu-pico.html
  • http://www.vivaterra.org.br/repteis_2.htm

PlaneTVet na rede

Sobre Nós

O PlaneTVet é o maior portal áudio-visual de meio ambiente e animais do Brasil. Um espaço de educação ambiental rico em informação, conteúdo diferenciado, com programas semanais, reportagens e notícias. Conteúdo de credibilidade transmitido de forma massificada para profissionais das áreas afins e para população em geral.

Fale Conosco

Você está aqui: Home ECOnhecimento Animais Silvestres Animais ameaçados de extinção