Tutores recorrem à acupuntura em animais para aliviar dores

A acupuntura é um dos aliados da medicina veterinária para o tratamento de doenças e diminuição de dores causadas por elas. A técnica se baseia na inserção de agulhas em pontos específicos do corpo.

Acupuntura é utilizada no tratamento de doenças (Foto: Aly Song/Reuters)

De acordo com informações do centro veterinário Pet Care, a medicina tradicional chinesa é utilizada no tratamento de problemas articulares, dermatológicos, hematológicos, neurológicos e até oftalmológicos.

Tutores na China, país de origem da acupuntura, têm recorrido cada vez mais à técnica em busca de alívio para as dores de cães e gatos.

Segundo a agência Reuters, a Sociedade Internacional de Acupuntura Veterinária relatou em seu site que a acupuntura tem sido usada na prática veterinária na China “há milhares de anos para tratar muitas doenças”.

O Blog “Bom Pra Cachorro” divulgou a existência, em Xangai, de um local destinado aos animais especializado em tratamentos baseados na medicina tradicional chinesa. Trata-se do Centro de Saúde Animal de Neurologia e Acupuntura. Jin Rishan estima que mais de 2 mil cães e gatos já foram atendidos na clínica desde que ela foi aberta, há quatro anos, e que 80% dos pacientes apresentaram melhora.

Cães com cadeiras de roda caminham pelo Centro de Saúde Animal de Neurologia e Acupuntura (Foto: Aly Song/Reuters)

O centro trabalha não só com acupuntura, mas também com moxabustão, técnica em que queimas de ervas são colocados nos pontos de acupuntura. Uma sessão custa 260 yuan – cerca de R$ 120 – e dura aproximadamente 45 minutos.

Enquanto segurava a patinha de seu gato durante sessão de acupuntura, Wang Xijuan, 74, contou à Reuters que, com o tratamento, o gato conseguiu voltar a “a andar e pular, até com outros gatos”.

Fonte: Anda

, ,