Petiscos naturais para cães. São mais saudáveis e mais gostosos!

O número de tutores que estão optando pela alimentação natural e retirando a ração e petiscos industrializados é crescente.

Os petiscos industrializados fazem de tudo para ganhar a atenção e desejo do seu animal, utilizando artifícios como palatabilizantes, processos de engorduramento, além de conter altas concentrações de conservantes, corantes e transgênicos.

Para os tutores que não tem tempo para preparar ou oferecer um cardápio completo natural, que tal começar a trocar os petiscos que você oferece, por delícias mais naturais?

Então se apeguem nas dicas e vejam quais alimentos, vocês podem oferecer como petiscos:

– Cenoura: Rica em fibras,  vitamina A e antioxidantes, é excelente para o metabolismo, pele e pelo do seu cão. A vitamina A previne doenças nos olhos, como degenerações e catarata precoce.

cenoura

– Frango em cubinhos: Nada como um bom petisco proteico para seu amigão. Fácil de preparar e muito palatável. Cozinhe um peito de frango na água. Sem nada, nenhum tempero. Corte em cubos e guarde na geladeira. Ofereça entre as refeições. Ele irá adorar.

– Inhame cozidinhos: O inhame é um legume fantástico e com diversos benefícios para seu companheiro. Além de prevenir o acúmulo de toxinas e combate à radicais livres no organismo, ele é rico em vitamina C, magnésio que tem ação anti-inflamatória, ferra para combater anemias e também é rico em vitaminas do complexo B. Tire a casca, corte o inhame em cubinhos e uma dica bem legal, é ferver o legume na mesma água que você ferveu os cubinhos de frango. Seu animal irá amar!

inhame

– Banana: A banana é ótima para o sistema imunológico. É muito rica em potássio, vitaminas A, C e fibras. Não ofereça em grandes quantidades. Um pedaço de uns 3 ou 4 cm, três ou quatro vezes por semana é saudável e suficiente para agradar e complementar as necessidades nutricionais do seu pet.

banana

– Caju: Alguns animais não aceitam bem, devido à seu gosto amarguinho. Rica em vitamina C e ferro, o caju é sempre bem vindo à alimentação do animal. Auxilia o sistema imunológico e previne anemia.

caju

– Caqui: O Caqui é uma fonte de vitamina C e E, muito palatável por ser doce e com propriedades importantíssimas para seu amigo. Além das suas vitaminas, ele tem fortes nutrientes, como: Carboidrato, fósforo, potássio, cálcio e fibras. Deve-se oferecer em pequenas quantidades para evitar um aumento acentuado de açúcar no sangue.

caqui

– Maçã: Essa fruta é de alto valor nutritivo, porém não deve ser oferecido o seu talo, pois este libera ácido cianídrico. Ela é rica em vitaminas B, C e E, sendo uma boa escolha para complementar a nutrição diária do seu cão.

ma'ca

– Manga:  Fruta rica em fibras alimentares e vitamina C. É muito importante oferecê-la quando ocorrer um desequilíbrio nutritivo. lembre-se de oferecer sem o caroço para evitar engasgos.

– Kiwi: Contém vitamina C, fibras e magnésio, sendo bastante indicada para ofertar ao cão. Alguns estudiosos afirmam que pode prevenir o câncer. Ofereça ao seu animal, sem a casca.

– Morango: Fonte de vitamina C, A e complexo B. O morango é uma das frutas preferidas cães. É sempre bom oferecer o morango orgânico. Fruta com poucas calorias e que melhora a função cerebral, afirmam especialistas. Pode ser administrado com a casca, porém em quantidade controladas.

morango

Os cães gostam de socializar. A convivência e interação com sua matilha (você) é de fundamental importância para manutenção do seu bem-estar. Quando estiver comendo e seu cachorro estiver ao seu lado, com o olhar de “pedinte”, ofereça um destes petiscos. Com certeza irá alegrar o estômago e o coração do seu melhor amigo!

Fonte: Diogo Siqueira – Planetvet

 

 

, , , , , , ,