Quem tem um cachorro em casa sabe o quanto esses animais deixam nossa vida melhor, mais alegre e mais leve. São inúmeros os benefícios que conviver com um cão nos traz.

Além do amor incondicional e da companhia fiel, alguns desses benefícios ajudam até a nossa saúde e são cientificamente comprovados.

(Foto: Reprodução / AKC)

1 – Os cães melhoram nosso humor e diminuem o estresse

Nem precisava de pesquisa para mostrar como os cachorros conseguem mudar o nosso humor. É impossível ficar por muito tempo com raiva ou triste quando estamos na companhia de um peludo. Os cães ajudam a deixar nossa vida mais leve, alegre e manda o estresse para bem longe. Chegar em casa após um dia cansativo de trabalho e ser recebido por um cãozinho muito feliz com a sua chegada é uma delícia e nos faz esquecer os problemas.

Cientificamente falando, brincar com os cachorros aumentam os níveis de dopamina e serotonina do cérebro, ambos neurotransmissores associados ao prazer e à tranquilidade.

2 – Reduzem os riscos de doenças cardiovasculares

(Foto: Reprodução / Awi Life)

Ter um momento de carinho com um cachorro pode ajudar a reduzir os riscos de doenças cardiovasculares. De acordo com estudos, comportamentos como conversar, fazer carinho e alisar um cão são muitas vezes acompanhados por uma pressão arterial mais baixa. Isso ajuda a diminuir os riscos de diversas doenças, inclusive as cardiovasculares.

3 – Protegem crianças de alergias e doenças de pele

Estudos mostraram que crianças que crescem com cães têm um menor risco de apresentar doenças relacionadas com a pele, como inflamações, do que aquelas crianças que não convivem com cachorro. Além disso, a aproximação com esses animais faz com que os pequenos desenvolvam menos alergias a animais de estimação.

(Foto: Reprodução / Allergic Living)

4 – Melhoram nosso bem-estar físico

Como os cães precisam de uma rotina de brincadeiras e exercícios físicos, os tutores acabam criando o hábito de se exercitarem também, mesmo que seja apenas para acompanhar seus peludos. Sendo assim, tutores de cachorro tendem a ser mais ativos.

5 – Ajudam em uma recuperação mais rápida

Tutores de cachorros, incluindo crianças, se recuperam mais rápido quando ficam doentes e por conta disso são menos faltosos nas aulas e no trabalho.

(Foto: Reprodução / GETTY)

E isso tudo sem falar no tanto de amor e carinho que recebemos diariamente desses seres maravilhosos que são os cachorros.

Fonte: BarkPost