Kaka nunca teve a vida normal de um urso-do-sol malaio. Quando era apenas um bebê, ele foi capturado nas florestas selvagens do Laos por pessoas que queriam vendê-lo no mercado negro como um animal doméstico

Porém, esses indivíduos ficaram com medo de serem pegos pela polícia e abandonaram o uso em um templo budista, onde monges o criaram ao lado de vários cães.

Ao completar um ano, Kaka parecia ter esquecido que era um urso. Quando os salvadores da Wildlife Friends Foundation Thailand  (WFFT) foram resgatá-lo e levá-lo para seu santuário, Kaka latia como um cão.

É por isso que construir amizades com outros ursos tem sido tão importante para o senso de identidade de Kaka. “Kaka se tranquilizou quando foi apresentado a Gallamair, uma ursa-do-sol de dois anos. Gallamair e Kaka se tornaram amigos imediatamente”, escreveu o  WFFT.

Os dois ursos resgatados foram companheiros constantes durante seis anos. No entanto, ocorreu algo muito inesperado. Embora Kaka tenha sido castrado pelo santuário para evitar a reprodução em cativeiro,  Gallamair engravidou. “Infelizmente, parece que a operação não foi bem sucedida”, relatou o WFFT.

Foto: WFFT

O pai do bebê era Kaka. Como as ursas-do-sol carregam seus filhotes sozinhas na floresta, o santuário percebeu que seria melhor dar algum tempo e espaço a Gallamair e ao filhote. Kaka foi transferido para outro habitat no local.

Três anos se passaram antes de Kaka e Gallamair se reencontrarem. Finalmente, no último mês, eles se reuniram e sua conexão foi mais forte do que nunca.

“Nós não fizemos isso até ter certeza de que Ka Wow, sua filha, teria um novo amigo que fosse um jovem resgatado da mesma idade”, explicou Tom Taylor, do centro de resgate da vida selvagem e gerente do refúgio de elefantes da WFFT.

Foto: WFFT

“Depois de passarem seus primeiros anos de vida juntos como filhotes, foi incrível poder permitir que se tornem melhores amigos novamente”, completou.

“Instantaneamente, os dois velhos amigos se reconectaram! Brincando, escalando, correndo juntos!”, relatou o WFFT.

Kaka e Gallamair não são os únicos que ficaram felizes com o reencontro. Os seguidores do WFFT no Facebook ficaram muito entusiasmados ao vê-los lado a lado novamente. “Eu costumava ver esses ursos brincando quando eram filhotes. Eles são lindos”, escreveu uma pessoa.

Fonte: ANDA