O Instituto Franco-Brasileiro de Gastronomia (IFBG) chegou a Campinas em 2013 e oferece formação completa em alta gastronomia francesa tanto para chefs profissionais, quanto para quem deseja conhecer a arte da alta gastronomia em todas as suas nuances. Até o momento já passaram pelas cozinhas do instituto mais de 100 profissionais que hoje atuam em Campinas e em cidades da RMC.

Avila Wenceslau, gerente de qualidade do IFBG, conta que a inspiração para a criação do IFBG veio da cidade de Lyon, na França, eleita a capital da gastronomia mundial e patrimônio cultural imaterial da UNESCO. Foram anos de pesquisas gastronômicas, viagens e contatos com chefs internacionais, além de parcerias com as melhores escolas do gênero: L´atelier des Chefs e Les Compagnons du Devoir.

O gerente explica que o Instituto desenvolve os procedimentos da alta gastronomia e confeitaria francesa de modo peculiar, fazendo com que o aluno consiga elaborar seus próprios pratos. “Nossa missão é acolher, treinar, formar e transmitir conhecimentos e habilidades das artes culinárias, visando o desenvolvimento pessoal e profissional do estudante”.

Com programas que englobam as principais técnicas, métodos e ensinamentos da culinária com padrão internacional o IFBG oferece dois cursos profissionalizantes:Cozinheiro Especialista em Alta Gastronomia, que se destina a pessoas que tenham interesse em adquirir ou aprofundar seus conhecimentos em gastronomia e culinária brasileira, francesa e internacional e Confeitaria Profissional, com aulas específicas para o desenvolvimento de sobremesas e da arte que vai além do sabor. Os cursos têm carga horária de 408 e 204 horas, respectivamente e possuem turmas de no máximo 12 alunos.

Ambos os programas têm como diferencial a possibilidade do aluno, após a conclusão das aulas no Brasil, realizar uma semana de oficinas práticas na França, onde é concedida a Certificação Internacional de Cozinheiro Especialista em Gastronomia Internacional e Confeitaria Profissional Internacional.

Além dos cursos profissionalizantes, há opções de curta duração indicados para pessoas que queiram assimilar as técnicas básicas de cozinha e possam preparar em sua casa, os pratos feitos em classe. O Compacto Menu, oferece aos alunos, em quatro meses de duração, as técnicas básicas da cozinha para elaborar um menu completo, da entrada à sobremesa, passando por opções da culinária brasileira, francesa, mediterrânea, mexicana, árabe, asiática e italiana.

Há ainda a versão Compacto Premium, com aulas voltadas à cozinha contemporânea, confeitaria, sobremesas, panificação artesanal, massas caseiras e a grande arte da harmonização de cardápio com as bebidas mais adequadas, vinhos, cervejas destilados, licores e destilados.

O Instituto oferece também inúmeras propostas de workshops de curta e longa duração e palestras com intuito de levar o público a uma imersão à verdadeira arte do sabor, do requinte e da beleza em comer e degustar dos alimentos mais simples aos mais exóticos.

Com um time de professores-chefs com experiência e vivência de mercado e em turmas reduzidas, as aulas acontecem de forma prática e teórica nas cozinhas do espaço.

No IFBG metodologia e conteúdo estão em constante aprimoramento. Com proposta inovadora e diferenciada para o ensino da arte da gastronomia em Campinas, recebe estudantes de toda a região, além de contar com a assessoria dos melhores profissionais da área.

Para mais informações, agenda de eventos e inscrições acesse: www.ifbgastronomia.com.br ou ligue para (19) 3579-9033 e (19) 3579-9036